Conheça Cidade do Rio Grande

 

A Cidade do Rio Grande foi fundada em 19 de fevereiro de 1737 quando o Brigadeiro José da Silva Paes enfrentou as dificuldades da Barra e conseguiu chegar em terra firme, construindo aqui o Forte Jesus Maria José, uma base militar para manter as fronteiras do Brasil no combate com os espanhóis, instalados em território uruguaio.

Rio Grande é quase uma ilha, faz fronteira por terra somente com as cidades de Santa Vitória do Palmar e Pelotas, e por água, com a cidade de São José do Norte, que se localiza do outro lado da Laguna dos Patos.

Cidade mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul, sua história e cultura são extremamente ricas, no entanto, pouco conservadas. Além dos portugueses vindos do Açores, outros povos instalaram-se  aqui como os africanos (resultado do período de escravidão no Brasil), italianos, alemães, poloneses, árabes, libaneses, ingleses e espanhóis.

Atualmente Rio Grande conta com um dos maiores complexos industriais do Rio Grande do Sul e com o segundo maior porto marítimo do Brasil.

Hoje a arte e cultura se mostram, juntamente com o turismo, como a melhor alternativa econômica para Rio Grande. Uma cidade que possui muitos músicos, atores, pintores, escultores, desenhistas, todos filhos do grande desenvolvimento industrial que a cidade sofreu no século XX, com a criação de teatros, cinemas, salas de espetáculos (como a histórica Mangacha, cabaré que recebeu vários dos principais artistas do Brasil, o qual foi destruído para dar espaço a um posto de gasolina).

Veja algumas fotos da Cidade do Rio Grande, berço do povo gaúcho.

Fotos: Wagner Passos

Caixa de texto: Monumento a Bento Gonçalves, herói da Revolução Farroupilha. Nesse lugar repousam os restos mortais do General, no centro da Caixa de texto: Praia do Cassino. Considera a maior praia do mundo, co mais de 200km de extensão, sua geografia abrange desde o Molhe Oeste da Barra do Rio Grande até os Molhes da Barra do Chuí.
Caixa de texto: Pôr-do-Sol na Henrique Pancada. Um dos mais belos entardecer do Rio Grande do Sul no inverno o Sol se põe atrás da Ilha dos Marinheiros.
Caixa de texto: Cais do Mercado Público. Onde as pessoas da cidade costumam se encontrar para ver o Sol se pôr e tomar chimarrão a beira da Laguna dos Patos, além de aproveitar as tardes de domingo para uma bela pescaria.
Caixa de texto: Museu Oceanográfico. O maior museu do gênero da América Latina, conta com uma das maiores coleções de conchas do mundo, além de apresentar uma série de animais dos oceanos e uma bela paisagem junto a Ilha da Pólvora.
Caixa de texto: Molhes da Barra. Uma das maiores construções fantásticas da engenharia mundial. Dois braços de pedra com mais de 3km oceano adentro. Construído para quebrar a força da maré oceânica que ocasionava antigamente uma mudança contínua dos bancos de areia, evitando a entrada de navios.
Caixa de texto: Terminal de Contêneres—TECON Rio Grande, o segundo maior operador de cargas conteinerizadas do Caixa de texto: Localidade do Pesqueiro, uma pequena vila de pescadores localizada entre as cidades de Rio Grande e Pelotas, com camping e cabanas para todos que queiram passar momentos de descanso junto a natureza.
Caixa de texto: Pôr-do-Sol no Povo Novo. Vila centenária localizada entre a cidade de Rio Grande e Pelotas. Local de nascimento do General Netto, um dos heróis da Revolução Caixa de texto: Reserva Ecológica do Taim. Uma das maiores reservas de água doce do mundo junto ao complexo do Aquífero Guaraní. Encontra-se com facilidade capivaras, jacarés, tartarugas, lontras, e uma grande variedade de pássaros como flamingo, cisne do pescoço preto, entre outros.
Caixa de texto: Praia da Capilha, localizada junto a Reserva Ecológica do Taim, integra o complexo de praias de água doce da Lagoa Mirim. No verão a diminuição do nível da água deixa a praia totalmente limpa e a sensação de paz é imensa, por ser uma praia deserta e preservada pelos moradores da localidade.